top of page
DEIXE UMA MENSAGEM

No último dia 23, realizou-se com a presença de inúmeros cafeicultores, o II Espaço em Jaguara de Cafés Especiais, no Parque Náutico de Jaguara.

 

Estiveram presentes na abertura, os prefeitos de Sacramento, Dr. Bruno Scalon Cordeiro e de Pedregulho, José Raimundo de Almeida Júnior, a Diretora do Sebrae Dra. Iroá Nogueira Arantes, o representante da Bayer, Dr. Bruno dos Santos, o Presidente da Cocapec, Dr. Maurício Miarelli, o vice prefeito e o Presidente do Sindicato Rural de Pedregulho e o Presidente do Sindicato Rural de Sacramento.

 

O Coordenador do evento, Ivan Barbosa, após desejar as boas vindas a todos os presentes, analisou  a estratégia do programa, na sua parte de formação, que ocorreu pela manhã, e sua parte de comercialização que seria realizada à tarde. Explicou, ainda, que o evento estava propondo a assinatura de um abaixo assinado, dirigido ao Govêrno Federal, apoiando a instalação no Brasil de uma fábrica de cápsula de cafés finos pela Nestlé, que se encontrava recebendo críticas de setores da cafeicultura e que é fundamental para o reconhecimento dos cafés especiais brasileiros.

 

Maurício Miarelli realçou o seu projeto de cafés especiais para a Cocapec, enfatizando a importância destes cafés finos na Região e a possibilidade de sua comercialização de forma diferenciada, devendo os cooperados identificarem os seus lotes e fornecerem as informações e manifestarem o interesse em terem venda com preços melhores. Analisou ainda a possibilidade de desenvolver parcerias internacionais para concretizar contratos com garantia de fornecimento, com torradores externos.

A Bayer, através de seu Diretor de Marketing, Bruno dos Santos, analisou a trajetória da empresa e a sua parceria com os cafeicultores, procurando dotá-los de conhecimentos que facilitem os seus trabalhos e amplie a sua renda, destacando-se, ainda, oseu programa de certificações de propriedades.

 

O conferencista, consultor Carlos Brando,discorreu longamente sobre o mercado de cafés na atualidade, mostrando as suas expectativas nos próximos anos e abordou a nova tendência do consumo dos cafés no mundo, de maneira mais refinada e buscando excelência em paladares, através de monodoses e cápsulas. Grande número de assistentes participaram de debates que se seguiu, com o conferencista.

 

Após  as amostras dos cafés especiais selecionadas, serem provadas pelos compradores interessados, em cup realizado pela empresa Mogiana Assessoria em Cafés Especiais, seguiu-se o leilão onde cada uma delas recebeu lances dos compradores presentes. Todas elassão de cafés classificados com mais de 82 pontos, na escala da BSCA e por isto considerados especiais, inclusive com lotes classificados em concurso regionais, ocorrido recentemente. Os preços mínimos estabelecidos pela organização do evento, superiores àqueles praticados no mercado, foram superados pela alta qualidade dos cafés oferecidos. O lote do produtor Elvio Jorge, de Pedregulho, alcançou R$ 803,00, vendido para o Moka  Club, de Curitiba e  o lote do produtor Ulisses Ferreira, foi vendido para o Café Cajubá de UberLândia, por R$ 790,00.

 

Em seguida, o Sebrae coordenou um Encontro de Relacionamento e Negócios, onde diversos produtores tiveram contato comercial com os compradores presentes, inciando-se uma oportunidade de conhecimento e negócios.

Avaliando o evento, o coordenador Ivan Barbosa agradeceu os parceiros que contribuíram para a realização do encontro, O Sebrae, a Bayer e a Prefeitura de Pedregulho, os cafeicultores que se fizeram presentes os compradores que vieram de diversos locais do país e o considerou extremamente bem sucedido  pelos objetivos que foram alcançados esperando realizar, em 2015, encontro ainda mais proveitoso."

BAIXE A PALESTRA DO CARLOS BRANDO
OUÇA A PALESTRA NA ÍNTEGRA

Your details were sent successfully!

bottom of page